Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, consoante a nova política do Qualis / CAPES, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, WPS ou Google Docs.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as ilustrações e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo, requisitos bibliográficos e regras ABNT descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

I Estrutura dos artigos e ensaios

  • Título do trabalho: o título deve ter o máximo de 100 caracteres contando espaços e ser suficientemente específico e descritivo. Havendo subtítulo, este deve figurar logo após o título, separado por dois pontos. O título / subtítulo em inglês deve ser inserido logo abaixo do título no idioma do texto.
  • Resumo
    • Não devem ser usadas enumerações, equações, fórmulas, abreviaturas, siglas, símbolos, tabelas e ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, figuras, imagens, entre outros) e, tampouco, citações.
    • O texto do Resumo deve ter o mínimo de 100 e o máximo de 200 palavras (ABNT NBR 6028). Indica-se o resumo do tipo informativo, que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões, permitindo que o leitor compreenda o conteúdo do documento sem a necessidade de consultá-lo na íntegra.
    • A distribuição das palavras fica por conta do julgamento dos autores em função do que considerarem relevante para o entendimento e uso dos artigos (definidos e indefinidos).
    • O resumo deve ser redigido na terceira pessoa e composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. No desenvolvimento do artigo, o conteúdo do resumo deve estar distribuído em tópicos, organizados na forma de lacuna teórica ou prática, relevância, impacto, objetivo, metodologia e resultados principais.
  • Abstract: versão do resumo no idioma inglês, deve suceder o resumo no idioma do documento.
  • Palavras-chave: na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área, separados entre si por ponto e vírgula e finalizados por ponto. As palavras-chave devem ter sentido completo. Exemplo: Palavras-chave: ética; códigos de ética; gestão de compliance.
  • Keywords: versão das palavras-chave na língua do texto para o idioma inglês, devendo figurar logo abaixo do resumo em inglês.
  • Introdução para artigo: nela deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários (hipóteses, pressupostos), para situar o tema do artigo.
  • Introdução para ensaio: nela deve apresentar o tema, o contexto da discussão, a relevância do assunto e a tese ou o ponto de vista do autor que será defendido.
  • Desenvolvimento para artigos: parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções. Caso sejam numeradas, seguir a ABNT NBR 6024. As seções textuais para artigo são: Revisão da literatura, Procedimentos metodológicos e Apresentação e discussão dos resultados. 
  • Desenvolvimento para ensaios: uma única seção textual denominada Fundamentação teórica da temática com discussão e posicionamento.
  • Considerações finais para artigos: considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses, achados (sem adicionar novas informações), limitações da pesquisa, possibilidades futuras.
  • Considerações finais para ensaios: verificações do autor com base na argumentação/opinião desenvolvida. Retoma a tese inicial e mostra como os argumentos a confirmam ou a refutam, sem adicionar novas informações.
  • Referências: as citações no corpo do artigo deverão seguir as regras da ABNT NBR 10520 e ter suas referências completas nas “Referências” ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com ABNT NBR 6023.

II Regras gerais

 O artigo não deve exceder 20 páginas, e o ensaio não deve exceder 10 páginas, incluindo as referências, digitadas em um software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (para textos) e 10 (para citações com mais de três linhas, paginação, legendas, tabelas e ilustrações);
  • Espaçamento: simples para o texto;
  • Alinhamento: justificado para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;
  • Número de página: no canto superior direito;
  • Medidas das margens (ABNT NBR 14724): 3 cm (superior e esquerda), 2 cm (inferior e direita);
  • Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm);
  • Tabelas: As tabelas devem ser editáveis, enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Exemplo: Tabela 1 - Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520;
  • Quadros: Os quadros são um tipo de ilustração e devem ser editáveis, enumerados sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima dele, conforme ABNT NBR 6022;
  • Ilustração: qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Exemplo: Figura 1 - Processos inerentes à institucionalização. Logo abaixo da ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), conforme a ABNT NBR 10520. Todos os elementos devem obedecer à margem esquerda. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere;
  • Fórmulas: devem ser destacadas no texto (em nova linha), permitir edição e não devem constar do texto como imagem;
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).
  • Citações diretas curtas (até três linhas): devem estar no texto contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
  • Citações diretas longas (mais de três linhas): devem ser destacadas do texto com recuo padronizado de 4 cm em relação à margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto, em espaço simples e sem aspas. 

Click aqui para baixar o template para o artigo científico:  Template.artigo

Click aqui para baixar o template para o ensaio científico: Template.ensaio

Ensaios científicos

Nesta seção serão publicados ensaios, trabalho de gênero textual opinativo, formal e argumentativo que expõe uma reflexão crítica e original sobre um tema, utilizando embasamento científico, para fundamentar e defender o ponto de vista / tese / teoria do autor.  Os elementos textuais são: Introdução, Desenvolvimento (fundamentação teórica do tema com discussão/posicionamento), Considerações finais. Consultar Diretrizes para autores.

A Revista Pluralis não aceita e repudia posicionamento discriminatório de qualquer natureza, como também deixa claro que o texto é de responsabilidades exclusiva do autor e não reflete, necessariamente, a opinião oficial da Revista e da Faculdade CDL. A Revista Pluralis visa promover o debate acadêmico, mantendo o compromisso com a diversidade e o respeito mútuo.

Artigos científicos

Nesta seção são publicados artigos originais (apresentam temas ou abordagens originais) e artigos de revisão (analisam e discutem informações já publicadas), contendo os seguintes elementos textuais: Introdução, Revisão da literatura, Procedimentos metodológicos, Apresentação e discussão dos resultados e Considerações finais, tudo de acordo com o segmento Diretrizes para autores, em que traz a estrutura completa do artigo e as regras gerais de apresentação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, respeitando todos os requisitos da LGPD.